SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1O relato de uma experiência estranha: o surgimento do ódio no analistaO ódio primário e os processos de individualização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

PEREIRA, Priscila Frehse. Suportar o ódio, suportar o próprio ódio: a transferência negativa e os limites na clínica de Ferenczi. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.1, pp. 63-77. ISSN 0486-641X.

Este artigo é um convite ao questionamento das relações entre a transferência negativa, as situações-limite e a implicação do analista na dinâmica transferenciai. Parte-se de uma apresentação ampla das transferências negativas no campo psicanalítico para, em seguida, construir um percurso em Ferenczi com ênfase nos problemas clínicos que o levaram à sua teoria do trauma e da identificação ao agressor e à proposição da elasticidade da técnica psicanalítica. Para ilustrar a íntima relação entre construção teórica e investigação clínica e a implicação do analista na difícil tarefa de suportar o terror e o ódio na transferência, aborda-se o caso RN (Elisabeth Severn) do Diário clínico de Ferenczi.

Palavras-chave : transferência negativa; ódio; limite; Sándor Ferenczi; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License