SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Fanatismo, ódio e narcisismo de morteAlém do bem e do mal: algumas considerações sobre a visão psicanalítica do ódio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

GOMES, Gustavo Dean. Da fragilização dos vínculos ao retorno do mito: algumas reflexões sobre a psicologia de grupo de Freud, a democracia e a eleição de Jair Bolsonaro. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.1, pp. 107-121. ISSN 0486-641X.

Este artigo procura compreender a eleição de Jair Bolsonaro à presidência do Brasil utilizando a teoria psicanalítica, especialmente os estudos de Sigmund Freud sobre a psicologia das massas, em conjunto com elementos da teoria jurídica (especialmente a partir de Hans Kelsen) e da teoria da comunicação. Nossa hipótese é que a escolha de Bolsonaro, um político que durante sua vida pública mostrou-se em constante confronto com o pensamento democrático, está relacionada a uma concepção onipotente de grupalidade que aparece como resposta à fragilização da vinculação social e afetiva entre componentes da sociedade brasileira. Por sua vez, essa fragilização surgiria a partir do conhecimento público do que foi apurado pela Operação Lava Jato e, especialmente, a partir de como essa investigação foi tratada pelos formadores de opinião, desde as tradicionais empresas de comunicação até as redes sociais.

Palavras-chave : psicanálise; democracia; Bolsonaro; Freud; Kelsen.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License