SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue1A model for the psychoanalytic treatment methodologyEgo feeling and the uncanny author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

KORBIVCHER, Celia Fix. Emoção e o referencial de Bion: emoção, não emoção e linguagem do analista. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.1, pp. 181-193. ISSN 0486-641X.

Neste trabalho, a autora examina a noção de emoção sob o vértice teórico de Bion. Estuda situações clínicas que envolvem forte emoção e situações de ausência de emoção, específicas de estados primordiais da mente - estados autís-ticos e estados não integrados. Desenvolve ideias sobre o tipo de linguagem que o analista deve empregar diante desses estados de mente. Para isso, recorre à teoria de Transformações, de Bion, particularmente às transformações em O. Propõe que a linguagem do analista com tais pacientes poderia ser o que denomina de linguagem de emoção, o analista "tornando-se" a emoção do momento. Apresenta material clínico de dois pacientes com o intuito de ilustrar as questões levantadas no trabalho e estimular a discussão.

Keywords : emoção; não emoção; linguagem do analista; estados primordiais da mente; transformações em O.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License