SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Um modelo para a metodologia do atendimento psicanalíticoO sentimento de si e o estranho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

KORBIVCHER, Celia Fix. Emoção e o referencial de Bion: emoção, não emoção e linguagem do analista. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.1, pp. 181-193. ISSN 0486-641X.

Neste trabalho, a autora examina a noção de emoção sob o vértice teórico de Bion. Estuda situações clínicas que envolvem forte emoção e situações de ausência de emoção, específicas de estados primordiais da mente - estados autís-ticos e estados não integrados. Desenvolve ideias sobre o tipo de linguagem que o analista deve empregar diante desses estados de mente. Para isso, recorre à teoria de Transformações, de Bion, particularmente às transformações em O. Propõe que a linguagem do analista com tais pacientes poderia ser o que denomina de linguagem de emoção, o analista "tornando-se" a emoção do momento. Apresenta material clínico de dois pacientes com o intuito de ilustrar as questões levantadas no trabalho e estimular a discussão.

Palavras-chave : emoção; não emoção; linguagem do analista; estados primordiais da mente; transformações em O.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License