SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Emoción y el referencial de Bion: emoción, no emoción y lenguaje del analistaLa jornada moral de los primeros psicoanalistas vienenses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

MARTINI, André De  y  JUNIOR, Nelson Ernesto Coelho. O sentimento de si e o estranho. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.1, pp. 195-212. ISSN 0486-641X.

Este artigo apresenta um estudo sobre o texto "O estranho", de Freud, a partir dos deslocamentos do sentimento de si, o que pode ser o terceiro elemento necessário, previsto por Freud, para a constituição do estranho. Trata-se de uma primeira aproximação mais sistemática da ideia de que o estranho (seja na experiência narrativa literária, seja na realidade comum) é produzido pelas operações ambivalentes da linguagem e do corpo, resultando em uma tensão e perturbação dos limites e fronteiras do eu. Por fim, consideraremos as temáticas da cisão, da afirmação e recusa, fundamentais para entender a estrutura do eu e seu atravessamento simultâneo por distintas matrizes da intersubjetividade, ou seja, pela presença do outro em sua função constitutiva das subjetividades.

Palabras clave : o estranho; eu; sentimento de si; intersubjetividade; percepção.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License