SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue2An infant's contribution towards the joyful feminine in perinatal interventionWinnicott, Khan, Lacan: o ato interpretativo na clínica psicanalítica: teorias do transgênero author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

AVILA, Lazslo A.. Psicanálise e neurociências: as pulsões e o psicossoma. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.2, pp. 141-158. ISSN 0486-641X.

São complexas e mesmo contraditórias as relações entre a psicanálise e as neurociências. O desenvolvimento dessas duas áreas do saber eventualmente as tem aproximado e muitas vezes as tem distanciado. Neste trabalho, pretendemos apresentar e discutir um modelo trazido da neuropsiquiatria, "importado" para a aplicação no campo psicanalítico, mais especificamente para a investigação da gênese dos sintomas psicossomáticos. Após essa apresentação, discutiremos algumas das implicações metapsicológicas envolvidas nessa aproximação. Para tanto, confrontaremos o modelo de Marková e Berrios com o célebre modelo do aparelho mental descrito por Freud em O ego e o id, visando reapresentar o modelo e torná-lo mais útil para a reflexão dos psicanalistas quanto às inúmeras problemáticas que cercam o dilema da relação mente-corpo, ou mente-cérebro, questão de fundo na interlocução da psicanálise com as neurociências.

Keywords : psicanálise; neurociências; pulsão; psicossomática; psicossoma.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License