SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número2Thomas Sydenham e o Epistolary discourse: uma ponte entre duas histeriasFicção, confissão e captura na estilística perversa: agressividade e destrutividade no Saint Genet de J.-P. Sartre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SALVITTI, Adriana  e  PIRES, Luciana. Bion e Winnicott: um diálogo a posteriori. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.2, pp. 193-208. ISSN 0486-641X.

Uma carta escrita por Winnicott a Bion em 1955 nos serviu de estímulo para colocar os autores em diálogo sobre dois temas levantados por Winnicott. O primeiro tema critica os efeitos do kleinismo nos analistas; o segundo discute o papel do ambiente e da interpretação no trabalho com psicóticos. Embora distintos, esses temas compartilham uma mesma questão, tratada por ambos os autores: o problema da comunicação na análise, e entre os analistas na transmissão da psicanálise. Considerando a questão da comunicação no contexto em que essa carta foi escrita, realizamos o entrecruzamento de textos de Bion e Winnicott para expor uma possibilidade de diálogo sobre o papel do grupo na transmissão psicanalítica e seus efeitos na formação. Igualmente, evidenciamos como poderiam ter debatido a clínica da psicose na década de 1950. Não há registro de resposta de Bion a Winnicott e eles pouco se mencionam. Porém, essa leitura nos permite mostrar como eles teriam se contraposto e respondido um ao outro.

Palavras-chave : formação psicanalítica; kleinismo; grupo; identificação projetiva; psicose; interpretação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License