SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue2Bion and Winnicott: an a posteriori dialogueCaminhos de um caso acompanhado por Charcot: escrita, transferência e sexualidade no tratamento author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

GRANA, Roberto Barberena. Ficção, confissão e captura na estilística perversa: agressividade e destrutividade no Saint Genet de J.-P. SartreFiction, confession, and capture in perverse stylistics: aggression and destructivity in Sartre's Saint-GenetFicción, confesión y captura en la estilística perversa: agresividad y destructividad en el Saint-Genet de J.-P. SartreFiction, confession et capture dans un style pervers: agressivité et destructivité chez le Saint-Genet de J.-P. Sartre. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.2, pp. 209-223. ISSN 0486-641X.

O autor detém-se numa particularidade da escrita de Jean Genet, conforme a perspectiva crítica orientada por Sartre em sua abordagem psicanalítico-existencial da biografia do autor em cotejo com a obra literária que ele produziu, para distinguir em seu texto o que é de natureza agressiva, destrutiva ou odiosa, indicando os tempos, usos e destinos de cada impulso/afeto, na medida em que são instrumentalizados literariamente a fim de que o romancista aceda ao seu propósito maior: o de enredar o leitor na teia de seus enunciados pervertizantes e desdi-ferenciadores, que vão compor o artificio a que o autor do presente estudo propõe denominar dispositivo estilístico de captura.

Keywords : ficção; confissão; agressividade; destrutividade; estilística perversa; dispositivo de captura; erotização do ódio; psicanálise existencial.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License