SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue2Ficção, confissão e captura na estilística perversa: agressividade e destrutividade no Saint Genet de J.-P. SartreConversation circles about education and psychoanalysis: the birth of a research project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

SANTOS, Elise Alves dos; LUIZ AUGUSTO  and  LINDENMEYER, Cristina. Caminhos de um caso acompanhado por Charcot: escrita, transferência e sexualidade no tratamentoFollowing on the trails of one of Charcot's patients: writing, transference and sexuality in clinical treatmentCaminos de un caso acompañado por Charcot: escrita, transferencia y sexualidad en el tratamientoChemins d'un cas accompagné par Charcot: écriture, transfert et sexualité dans le traitement. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.2, pp. 227-241. ISSN 0486-641X.

O descobrimento de manuscritos inéditos de Jean-Martin Charcot no Hospital da Pitié-Salpêtrière, em Paris, é apresentado a partir da pulsão episte-mofílica da pesquisadora e dos bibliotecários da Biblioteca Charcot, caraterística da sexualidade infantil, fundamental para a pesquisa. A transcrição, tradução e escrita do caso é analisada com base nos conceitos freudianos de transferência e sexualidade e na relação transferencial da pesquisadora com Freud e Charcot. O caminho investigativo feito por Charcot envolve a histeria e acontecimentos traumáticos como hipótese etiológica da esclerose múltipla. O caminho feito pela paciente acompanhada por Charcot, marcado pela escrita, também é atravessado pela transferência e pela sexualidade. Os sintomas no corpo de Joséphine Leruth, diagnosticada com esclerose múltipla, apresentam melhora em razão da relação transferencial que foi estabelecendo com Charcot.

Keywords : pesquisa; escrita; transferência; sexualidade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License