SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue2Caminhos de um caso acompanhado por Charcot: escrita, transferência e sexualidade no tratamento author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

FERRARI FILHO, Carlos Augusto et al. Rodas de conversa entre educação e psicanálise: o nascer de um projeto de pesquisa. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.2, pp. 245-260. ISSN 0486-641X.

A parceria SMED-SPPA, que há mais de 12 anos trabalha na disponibilização e aplicação do conhecimento psicanalítico para a formação continuada de educadores da educação infantil, constituiu um grupo de pesquisa interinstitucional e interdisciplinar. O objetivo desta investigação, fruto desse grupo de pesquisa, é estudar o trabalho realizado com grupos de educadores, assessores pedagógicos e psicanalistas, que em ciclos de oito encontros conversam processualmente sobre graves problemas vividos no dia a dia desses educadores, como violência extrema nas comunidades em que se situam as escolas e situações de abuso de crianças. Pretende-se, através desta pesquisa, estudar o impacto de tal intervenção (rodas de conversa SMED-SPPA) para os sujeitos participantes, sejam eles educadores, assessores pedagógicos ou psicanalistas, nesse contexto específico, que é o de conversar e pensar, de forma articulada, estruturada e processual, sobre situações traumáticas vividas em sala de aula pelos educadores presentes nas reuniões.

Keywords : rodas de conversa; educação; psicanálise; desamparo; campo intersubjetivo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License