SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número3A escuta analítica como experiência de reconhecimento: perspectivas de Sándor Ferenczi e Jessica BenjaminA dor que atravessa a palavra na verdade do abuso sexual e na alienação parental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MACHADO JR, Péricles Pinheiro  e  RIBEIRO, Marina Ferreira da Rosa. A linguagem perdida das gruas. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.3, pp. 59-74. ISSN 0486-641X.

Neste ensaio discutimos a concepção de linguagem de sobrevivência para designar o modo de comunicação singular e solitário que uma pessoa produz para dar conta de turbulências emocionais vividas em estado de desamparo. Partimos de uma discussão sobre os limites da linguagem como fenômeno paradoxalmente impessoal e interpessoal, que introduz no campo analítico uma dialética fundamental para engendrar com cada analisando uma linguagem de reconhecimento capaz de veicular a intimidade da experiência. Para isso, propomos um diálogo com textos de Christopher Bollas, Pérsio Nogueira e Thomas Ogden acerca das possibilidades da comunicação analítica nos limites próprios das formulações verbais.

Palavras-chave : linguagem; comunicação; singularidade; reconhecimento; interpretação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License