SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue3Vision, the pleasure principle and words being replacedFace to face with no-one, dispersed in multiples: confidences from an analyst in touch with the primitive states of the mind author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

MAGDALENO, Ronis. O objeto estético e a desnaturalização criativa do ser: reflexões sobre a inconfidência humana. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.3, pp. 116-132. ISSN 0486-641X.

O autor propõe que a introdução da experiência do estranho na obra de Freud caracteriza uma virada paradigmática, com base no campo da estética, em direção a um resto de real do pai da horda primitiva e à concepção de existir uma tendência desarticuladora, a pulsão de morte. Propõe ainda que há uma função desnaturalizante intrínseca ao ser humano, decorrente da incorporação do pai da horda primitiva, que tem efeito de corte e que só pode ser capturada na transferência por meio de um estado psíquico particular de ruptura e abertura para o novo. É a partir desse resto negativado que o ser humano se funda, e em torno do qual a vida se constitui. Um extrato da clínica é apresentado para situar a experiência estética no campo transferencial.

Keywords : estranho; pulsão de morte; objeto estético; pai.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License