SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número3Narrativas da contratransferência: o continente chiaroscuro do psicanalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

BROIDE, Emilia Estivalet  e  BROIDE, Jorge. A pesquisa psicanalítica e a criação de dispositivos clínicos para a construção de políticas públicas. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.3, pp. 201-215. ISSN 0486-641X.

Este artigo aborda a pesquisa psicanalítica dirigida à criação de dispositivos clínicos para a construção de políticas públicas. Relata a pesquisa realizada nos anos de 2015 e 2016 na cidade de São Paulo com o objetivo de subsidiar o Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê PopRua) para a construção do plano municipal para a população de rua. Essa pesquisa, contratada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, contou com a participação de 10 adultos que viviam ou viveram em situação de rua e que foram formados como pesquisadores sociais ao longo da pesquisa, a fim de que eles próprios realizassem as entrevistas em profundidade com outros moradores em situação de rua e com trabalhadores de diferentes equipamentos responsáveis pelo atendimento a essas pessoas. O referencial psicanalítico foi o eixo orientador da pesquisa.

Palavras-chave : pesquisa psicanalítica; psicanálise e políticas públicas; psicanálise e população de rua.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License