SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número4O gesto autodestrutivoSuicídio: uma dificuldade na psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

CASSORLA, Roosevelt. Suicídio: em busca do objeto idealizado. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.4, pp. 49-65. ISSN 0486-641X.

Através de fatos clínicos, estudam-se fantasias subjacentes à necessidade do suicida de destruir seu aparelho de sentir e pensar para escapar de sofrimentos insuportáveis. Abordam-se as fantasias de fusão a um objeto idealizado, de autopunição e de vingança. Fatores relacionados a essas fantasias são estudados também em situações de suicídio coletivo e em condutas autodestrutivas de várias culturas. Em seguida, articula-se a ideia de anomia com a de suicídio em grupos indígenas e com aspectos autodestrutivos em nossa sociedade. Esses fatos são aprofundados por meio do estudo de organizações defensivas narcísicas. Demonstra-se que condutas autodestrutivas na adolescência são influenciadas por defesas similares, mas que devem ser diferenciadas das configurações borderline. Finalmente propõe-se que o fanatismo, considerado também como uma fusão com o objeto idealizado, se confunde com o suicídio da condição humana.

Palavras-chave : suicídio; organizações borderline; fantasias sobre a morte; adolescência; fanatismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License