SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue4Suicide as part of the show: on school massacresBeing in the darkness: a study on suicide author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

SANTOS, Janderson Farias Silvestre dos  and  MIGLIAVACCA, Eva Maria. Reflexões conceituais sobre a metapsicologia do suicídio do melancólico. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.4, pp. 117-132. ISSN 0486-641X.

A melancolia é conhecida por uma potencialidade mortífera que se manifesta frequentemente em atos de autodestruição. O sujeito melancólico parece estar num constante flerte com a morte e com a possibilidade de saltar no abismo da inexistência. O suicídio do melancólico está profundamente ligado à maneira como se constituem os laços do sujeito com as experiências inelutáveis da vida e, principalmente, como ele vive as experiências de perda. Neste trabalho, a partir de reflexões metapsicológicas, discutimos quais são os componentes da constituição psíquica melancólica que podem levar à autodestruição, realizando uma articulação entre os conceitos de reparação maníaca e trabalho de melancolia. Para tanto, utilizamos teorizações de Freud e Klein, bem como contribuições de autores contemporâneos. Ao longo da discussão teórica, apresentamos também, a fim de exemplificar as ideias dessa discussão, recortes da obra da poetisa portuguesa Florbela Espanca, morta por suicídio em 1930.

Keywords : suicídio; melancolia; metapsicologia; psicanálise.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License