SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número4Um suicídio enlaçado pelo esquecimentoDecifro-me ou me devoro: dor psíquica e autodestrutividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

CAIS, Carlos Filinto da Silva; MELLO, Tânia Maron Vichi Freire de  e  BARBOSA, Marielle Kellermann. Macro e micro-olhares na prevenção do suicídio: um aprendizado de mão dupla. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.4, pp. 193-206. ISSN 0486-641X.

Este trabalho, escrito a seis mãos, busca oferecer olhares distintos e complementares a respeito de um tema multifacetado: a prevenção ao suicídio. Os autores trazem dados atualizados das taxas de suicídio no Brasil e no mundo, com a informação alarmante de que os números no Brasil cresceram, enquanto no mundo caíram. Tratam de políticas públicas que se mostraram efetivas na diminuição dos casos, contextualizam a intersecção teórica e clínica desse tema entre psicanálise e psiquiatria, discorrem a respeito das reações contratransferenciais do profissional da saúde mental ao lidar com a problemática dos pacientes que apresentam ideação, plano ou tentativa de suicídio com uma vinheta clínica ilustrativa e encerram o trabalho abordando uma perspectiva ética não comum à nossa cultura brasileira, de que existem países que reconhecem como legítimo o desejo de morte de pacientes com transtornos mentais graves, sendo possível a realização oficial e assistida da eutanásia.

Palavras-chave : suicídio; psiquiatria; psicanálise; contratransferência; políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License