SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número4Macro e micro-olhares na prevenção do suicídio: um aprendizado de mão duplaUma vida que não vale a pena ser vivida: relações entre submissão e suicídio segundo o pensamento de D. W. Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MACEDO, Mônica Medeiros Kother. Decifro-me ou me devoro: dor psíquica e autodestrutividade. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.4, pp. 209-223. ISSN 0486-641X.

Neste artigo, a partir de aportes psicanalíticos sobre trauma, ato e dor psíquica, explora-se a vinheta clínica de Aurélio, que aos 60 anos tenta o suicídio ingerindo soda cáustica. Compreende-se que a modalidade de passagem ao ato, que caracteriza a tentativa de suicídio, denuncia uma extrema situação de dor psíquica, na qual o eu é atacado por intensidades traumáticas que põem em risco sua existência. Considera-se que a escuta psicanalítica pode vir a promover, diante da dramaticidade e do risco à vida inerente aos atos autodestrutivos, a construção de alternativas no enfrentamento da dor psíquica.

Palavras-chave : tentativa de suicídio; dor psíquica; destrutividade; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License