SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1O testemunho e a denúncia: sobre a transição do pai assassinado para o pai mortoMais uma vez, por que a guerra?: why war? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

PARENTE, Alessandra Affortunati Martins. O umbigo da língua no Moisés de Freud. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.1, pp. 130-145. ISSN 0486-641X.

Neste artigo, parte-se da coleção da revista Die Antike encontrada na biblioteca de Freud em Londres. Examinando-se o teor de alguns artigos de Werner Jaeger, o famoso classicista autor da obra Paideia, e ao mesmo tempo contrastando-se suas ideias com aquelas do Moisés de Freud, é possível perceber a posição que os dois autores tomaram durante os rebuliços políticos na República de Weimar e na ascensão nazista. São abordadas questões sobre construção histórica, temporalidade, linguagem e ideologias políticas. Com isso, Moisés e o monoteísmo emerge como um texto profundamente político, ligado a uma estrutura social psicanalítica diferente daquela proposta em Totem e tabu.

Palavras-chave : Freud; Moisés; Werner Jaeger; classicismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License