SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1Mais uma vez, por que a guerra?: why war?De baratas a cupins: literatura e figurabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

FIGUEIREDO, Luís Claudio. A falta que Bion faz: considerações sobre as relações de objeto e a intersubjetividade nas teorias psicanalíticas. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.1, pp. 157-170. ISSN 0486-641X.

A leitura do recente livro de Decio Gurfinkel Relações de objeto é a ocasião para uma nova apreciação das obras de Melanie Klein e, principalmente, de Wilfred R. Bion no que diz respeito às figuras da intersubjetividade na psicanálise contemporânea. Assim, a questão que se descortina com a apreciação dessa obra é muito mais ampla e profunda do que apenas um diálogo crítico com o autor. Aspectos relevantes e atuais do pensamento psicanalítico estarão no centro do nosso interesse. Nesse contexto histórico e teórico assinala-se uma forte presença desses dois autores - em especial de Bion -, estranhamente ausentes no livro de Gurfinkel.

Palavras-chave : relações de objeto; intersubjetividade; Melanie Klein; Bion.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License