SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue1To locate the death drive concept: forgotten minute of the Vienna Psychoanalytical Society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

MOLIN, Eugênio Canesin Dal. Velhas novidades de Ferenczi sobre o funcionamento dos sonhos: o sonho como Kur, o sonho como gyógyászat. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.1, pp. 211-230. ISSN 0486-641X.

Este artigo discute um texto de Ferenczi sobre a função dos sonhos e sua relação com o trauma. Ferenczi pretendia apresentar o material como uma fala no XII Congresso Internacional de Psicanálise, que aconteceria em Interlaken, na Suíça, em 1931. O congresso, porém, foi adiado, e partes do conteúdo da fala apareceram em outros textos, nos quais o autor repensa o conceito de trauma e sua importância clínica. Neste artigo, faço uso da correspondência entre Freud e Ferenczi para contextualizar a originalidade da teorização de Ferenczi sobre diferentes aspectos da função dos sonhos. Na fala de 1931, assim como neste artigo, usa-se o trabalho onírico de uma paciente como exemplo do processo por meio do qual experiências traumáticas e impressões sensorias não ligadas podem se repetir na direção de uma maior elaboração por parte do sonhador. O processo descrito por Ferenczi, aqui explorado, assemelha-se a um esforço de autotratamento, de auto-Kur.

Keywords : sonhos; trauma; Ferenczi; história da psicanálise; repetição.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License