SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Patchwork psicanalítico: costurando em tempos revoltosDa dor ao sonho: sobre a coleção Oniricopandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

VERISSIMO, Tânia Corghi  e  ENDO, Paulo. A abelha, o psicanalista e o sonho: este mal de arquivo em tempos de pandemia. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.2, pp. 89-104. ISSN 0486-641X.

Tomando como ponto de partida os trabalhos de Jacques Derrida "As pupilas da universidade” e Mal de arquivo, este artigo busca refletir sobre o sonho como marco representativo de uma mudança de paradigma ao arquivo psicanálise, consolidando esta como ciência e clínica comprometida com uma modalidade inédita de escuta ofertada ao inconsciente e à produção de memória. Estabelecido esse ponto, pretende também pensar o fenômeno da proliferação de sonhos ocorrido na pandemia de covid-19, compreendendo o sonho como mal de arquivo. Essa formação, de fato, extraordinária irradia múltiplos efeitos tanto ao sonhador quanto à cultura que ele assim retrata, significando por si só importante elaboração a ser escutada.

Palavras-chave : sonho; psicanálise; mal de arquivo; Derrida; pandemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License