SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue2The bee, the psychoanalist and the dream: this archive fever in times of pandemicFrom the hole of trauma, navel flowers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

PEREIRA, Adriana Barbosa. Da dor ao sonho: sobre a coleção Oniricopandemia. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.2, pp. 105-121. ISSN 0486-641X.

O artigo apresenta a coleção Oniricopandemia: Sonhos da Crise de Saúde e da Democracia, iniciada em 2 de abril de 2020, e descreve o trabalho psíquico de apropriação dos acontecimentos vividos durante a pandemia da covid-19, mediado pela figurabilidade dos sonhos. Processo sensível às impressões não conscientes dos acontecimentos singulares e sociais, articulado ao contexto histórico e político, os sonhos são tentativas de reparação, transformação e criação psíquica diante da catástrofe. A figuração é pensada tanto como um caminho para acordar e ligar as representações recalcadas quanto como inauguração da condição de representação inibida pelo terror e pelo risco do traumático. A ruptura psíquica mais radical e dessubjetivante é sem imagens, e os sonhos, mesmo os de repetição e de ansiedade, são formas de resistência contra a dessubjetivação. Destacam-se a relevância dos sonhos para a subjetivação da dor e sua partilha como uma ação que favorece a construção da memória individual e coletiva.

Keywords : sonho; pandemia; figurabilidade; catástrofe; subjetivação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License