SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Em torno da pandemia: factos, perceções e conjeturasFerenczi e Freud para além do princípio do prazer: a construção das hipóteses, o debate e algumas derivações clínicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

LEVINZON, Gina Khafif. Transferência negativa e interpretação: com quem estamos nos comunicando?. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.2, pp. 160-176. ISSN 0486-641X.

Este artigo discute o papel e a natureza da atividade interpretativa em momentos de intensa transferência negativa a partir da análise de dois pré-adolescentes com comportamento antissocial, atendidos em diferentes épocas da experiência clínica da autora. A capacidade de continência do analista e a compreensão da dimensão simbólica em que o paciente se encontra são elementos essenciais para considerar o tipo de intervenção a ser tomada. A busca da interpretação mágica, que desmancharia as reações de hostilidade em direção ao analista, dá lugar à percepção da necessidade de conter a turbulência comunicada pelo paciente até que se encontre uma forma de retomar a comunicação verbal mais explícita. A insistência em interpretar pode chegar a incrementar a transferência negativa. Nesses casos, o manejo da situação analítica se coloca em primeiro lugar, até que se criem condições para que a dupla volte a funcionar em harmonia.

Palavras-chave : interpretação; transferência; comportamento antissocial; técnica psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License