SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Ferenczi e Freud para além do princípio do prazer: a construção das hipóteses, o debate e algumas derivações clínicasTerça-feira de manhã: lugares para a psicanálise na formação psiquiátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

ZUGUEIB NETO, Jamil. Ressentimento e os sofrimentos identitários de um jovem xiita. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.2, pp. 193-208. ISSN 0486-641X.

O artigo procura exemplificar o grau de traumatismo sofrido por um jovem nos bombardeios cometidos por Israel em 2006, no sul do Líbano, contra a comunidade xiita. O registro faz parte de 20 histórias de vida colhidas em pesquisas de campo realizadas em cidades afetadas, e pretende-se que exemplifique os efeitos desses eventos na comunidade. Depois de décadas, os integrantes do grupo etno-confessional participam de uma conjuntura nacional de enfrentamentos mortíferos entre suas comunidades. Do outro lado da fronteira, Israel volta a atacá-los. Esse contexto, que os situa em duas frentes de perigo, torna constantes os eventos catastróficos em sua história recente. São analisadas as disposições psíquicas do jovem e o papel da identificação grupal no enfrentamento das situações catastróficas. Será sublinhada a produção do ódio a partir do traumatismo sofrido, para analisar, na conclusão, seu papel na resiliência psíquica e na dinâmica identitária.

Palavras-chave : xiitas; bombardeios israelenses; Líbano; trauma; ressentimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License