SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue3Notes on remote consulting, Klein, countertransference and projective identificationPrecocious intervention in a time of pandemic: experience report on the possibilities of online clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

ALMEIDA, Mariângela Mendes de. Pandemia e trabalho psicanalítico, do presencial ao remoto: contato com a vida dos estados primitivos da mente em contexto de viralização de angústias. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.3, pp. 65-80. ISSN 0486-641X.

RESUMO Movimentos da clínica psicanalítica em sua possível plasticidade serão aqui considerados, a partir da convocação de novas modalidades de atendimento além do presencial físico, mobilizadas pela pandemia de 2020. Serão discutidos o trânsito entre diferentes tipos de comunicação, a intensificação do desenvolvimento da associatividade, a presença viva de um repertório em constituição como "corpo-envoltório" do vínculo e a participação dos envolvidos na reconstrução da cena clínica como recurso essencial para o trabalho com o sofrimento psíquico, quando nosso próprio senso de continuidade e integração é posto à prova pela inesperada ruptura do enquadre habitual.

Keywords : psicanálise; pandemia; estados mentais primitivos; teleanálise.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License