SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número3Intervención temprana en tiempos de pandemia: relato de una experiencia frente a las posibilidades de la clínica onlineLas múltiples pandemias englobadas en la pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

SILVA, Jéssica Fernandes da  y  BLEICHER, Taís. Trauma na epidemia brasileira de covid-19: contribuições a partir de Lacan, Ferenczi e Kai Erikson. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.3, pp. 95-106. ISSN 0486-641X.

RESUMO A covid-19 foi classificada como uma pandemia pela oms. Até o momento, não há tratamento ou vacina para a doença. Ao mesmo tempo que o Brasil é o país epicentro da doença na América Latina, o presidente da República, Jair Bolsonaro, manifesta-se contrário às medidas de isolamento social, minimizado a importância e a gravidade das consequências da doença no país, além de defender a retomada da economia em detrimento das questões sanitárias. A pandemia pode ser considerada uma situação traumática, que coloca o sujeito em contato com um sentimento de imobilidade e impotência. Busca-se debater a situação da população brasileira diante da covid-19, principalmente a da parcela mais vulnerável, relacionando suas vivências à noção de trauma, a partir dos psicanalistas Sándor Ferenczi e Jacques Lacan e do sociólogo Kai Erikson.

Palabras clave : covid-19; trauma; trauma social; desmentido; psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License