SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número3Intervenção nas relações iniciais em tempos de pandemia: relato de experiência diante das possibilidades da clínica onlineAs múltiplas pandemias englobadas na pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SILVA, Jéssica Fernandes da  e  BLEICHER, Taís. Trauma na epidemia brasileira de covid-19: contribuições a partir de Lacan, Ferenczi e Kai Erikson. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.3, pp. 95-106. ISSN 0486-641X.

RESUMO A covid-19 foi classificada como uma pandemia pela oms. Até o momento, não há tratamento ou vacina para a doença. Ao mesmo tempo que o Brasil é o país epicentro da doença na América Latina, o presidente da República, Jair Bolsonaro, manifesta-se contrário às medidas de isolamento social, minimizado a importância e a gravidade das consequências da doença no país, além de defender a retomada da economia em detrimento das questões sanitárias. A pandemia pode ser considerada uma situação traumática, que coloca o sujeito em contato com um sentimento de imobilidade e impotência. Busca-se debater a situação da população brasileira diante da covid-19, principalmente a da parcela mais vulnerável, relacionando suas vivências à noção de trauma, a partir dos psicanalistas Sándor Ferenczi e Jacques Lacan e do sociólogo Kai Erikson.

Palavras-chave : covid-19; trauma; trauma social; desmentido; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License