SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue3Despair, never: some reflections on clinical-psychoanalytical work during the pandemicNew constructions in analysis in the face of psychic emptiness, boredom and apathy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

CLULOW, Christopher  and  SEHGAL, Amita. Casais para casais: a coterapia como ação interpretativa.Translated byPaulo Sérgio de Souza Jr. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.3, pp. 135-152. ISSN 0486-641X.

RESUMO A psicoterapia influencia através de comunicações tanto implícitas quanto explícitas. Ter dois terapeutas apresenta aos casais uma nova relação com a qual os mundos internos dos parceiros podem interagir. Isso oferece uma experiência potencialmente transformadora para a integração de mentes e relacionamentos destruídos. Após uma revisão crítica dos argumentos originalmente oferecidos no Reino Unido para o uso de dois terapeutas em psicoterapia psicanalítica de casais, e incorporando pesquisas que destacam a significância do casal parental para o desenvolvimento da capacidade triangular na primeira infância, os autores - que trabalham como coterapeutas há muitos anos - consideram e ilustram o valor da coterapia como uma forma daquilo que Ogden descreveu como ação interpretativa. A ação interpretativa se relaciona com meios não verbais, pelos quais os terapeutas comunicam o seu entendimento da dinâmica intersubjetiva inconsciente que afeta o processo terapêutico.

Keywords : coterapia; psicoterapia de casais; psicanálise de casais; ação interpretativa; Tavistock Relationships.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License