SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número3Parejas para parejas: la coterapia como acción interpretativaLa voz en el umbral entre la carne y la palabra en el teatro de Valère Novarina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

GRADIN, Adriana Meyer B.. Novas construções em análise perante o vazio psíquico, o tédio e a apatia. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.3, pp. 153-166. ISSN 0486-641X.

RESUMO No texto "Construções em análise", Freud afirma que a tarefa do analista envolve uma atividade de construção, originária da complementação e da integração dos restos conservados da história do analisando. Neste artigo, sustenta-se que, além do modelo de 1937, existem outras formas de construção em análise, concebidas a partir da relação da dupla analista-analisando e decorrentes do vínculo transferencial. Essas construções repercutem na simbolização primária e na elaboração de novas narrativas sobre o vazio psíquico. Propõe-se que, nos casos de vazio psíquico, tédio e apatia, o analista há de se envolver em um trabalho de construção para revitalizar a cena analítica, propiciar uma rota de simbolização do material cindido do analisando e contribuir para que a análise funcione como um espaço potencial para esse fim. Exemplifica-se tal manejo com um caso clínico da chamada síndrome da resignação.

Palabras clave : construções; análise; vazio; resignação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License