SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número4A força de atração a ser-na-massa: comentários ao artigo "O assintótico", de Pierre FédidaOs ideais e o narcisismo trófico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

DANTAS JR, Alirio Torres. Os ideais e a desilusão: a função das utopias. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.4, pp. 73-81. ISSN 0486-641X.

RESUMO O artigo defende que os ideais são instâncias psíquicas inexistentes e irrealizáveis. São herdeiros do Édipo e se originam da economia narcísica, estando ligados às nossas identificações. Nascidos das nossas desilusões, eles dão suporte à transformação delas em fantasias e ilusões de prazer que sustentam o ego diante das suas limitações. O homem contemporâneo vive entre seus desejos e idealizações e as limitações de sua existência. O ego e seu ideal são separados por uma distância maior. Utopias desempenham uma função análoga à dos sonhos, quando permitem a elaboração da experiência. E desempenham outra função, semelhante à do ideal do ego, porque sustentam uma identificação idealizada que nos permite investir novamente no mundo das coisas. Esses ideais nos trazem esperança para lidar com os sentimentos de desilusão.

Palavras-chave : ideal do ego; utopia; sonhos; elaboração; desilusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License