SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue4The ideals and the disillusion: the function of the utopiasIdeals and the feminine universe: the identity borders and the parental function author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

EIGUER, Alberto  and  JORGE, Marilei. Os ideais e o narcisismo trófico. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.4, pp. 83-100. ISSN 0486-641X.

RESUMO Este trabalho se propõe a definir o conceito de ideal diferenciando-o do ideal do ego, do superego, da idealização e da idolatria. O ideal é o fundamento principal da ética do sujeito. Do mesmo modo, isso motiva a repensar a maneira de entender o superego. Para estudar o ideal, o autor analisa suas origens geracionais, a transmissão pelos pais, a referência aos antepassados, às identificações secundárias. Todavia, o ideal não remete a um ser preciso, mas paradoxalmente a várias pessoas e a ninguém. Assim como o ideal do ego é o herdeiro do narcisismo, o ideal seria, mais precisamente, o herdeiro do narcisismo trófico, aquele que contribui para o crescimento. Na clínica e na prática analíticas, o conceito de ideal permite acolher o grito de vida ou de sobrevida por trás das ideias ou dos comportamentos de certos pacientes que parecem barulhentos e exuberantes, classificados geralmente como defesa maníaca. Para sustentar essas considerações, o autor apresenta várias ilustrações clínicas.

Keywords : ideal; narcisismo trófico; defesa maníaca; criatividade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License