SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número4Ideais e o universo feminino: as bordas identitárias e a função parentalO eu e o mundo: por uma ética para o século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SANTOS, Manoel Antônio dos; OKAMOTO, Mary Yoko; EMIDIO, Thassia Souza  e  MAIA, Bruna Bortolozzi. As tramas do trabalho vincular: contribuições psicanalíticas para pensar os impasses e ideais contemporâneos. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.4, pp. 117-132. ISSN 0486-641X.

RESUMO Desde a obra freudiana podemos notar a importância que a psicanálise atribui aos ideais, tanto os parentais quanto os culturais, para a formação da subjetividade. Este estudo teórico-reflexivo tem por objetivo analisar as tramas do trabalho vincular, a partir dos conceitos de vínculo, ajenidad e incertidumbre, à luz da psicanálise vincular. Inspirados pelo referencial teórico, destacamos algumas das contribuições originais de J. Puget para o tema e refletimos sobre suas implicações e ressonâncias no âmbito vincular, político e social. Argumentamos que os vínculos engendram uma diferença radical sobre a qual o trabalho vincular é construído, envolvendo sempre um elemento de incerteza. Depreende-se disso que a incerteza social, como sintoma que se mostra exacerbado no contemporâneo, associada à fragilização dos vínculos, pode levar à criação defensiva de figuras de exclusão no campo social, típicas de regimes totalitários. Cabe à intervenção analítica a tarefa de desnudar a trama subterrânea do trabalho vincular.

Palavras-chave : vínculo; narcisismo; coesão de grupo; psicanálise de grupo; eu ideal.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License