SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número4As tramas do trabalho vincular: contribuições psicanalíticas para pensar os impasses e ideais contemporâneosA ética psicanalítica, o eu e o mundo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

ABRAHAO, Jorge Luiz. O eu e o mundo: por uma ética para o século XXI. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.4, pp. 134-140. ISSN 0486-641X.

RESUMO O autor propõe tratar de uma ética para o século XXI. Ressalta a contradição entre as conquistas alcançadas nos últimos 100 anos - como o aumento da expectativa de vida, a diminuição da mortalidade infantil, o aumento da produção de riqueza e o desenvolvimento tecnológico - e a difusão dessas conquistas. Houve avanço na capacidade de gerar riqueza, mas não na capacidade de distribuí-la. Reconhece que avançamos em série, no desenvolvimento econômico, nas condições do trabalho e no cuidado com o ambiente, sem, no entanto, termos uma visão integrada na qual o modo de produção se torne sustentável. Destaca o impacto ambiental deletério causado por um modo de desenvolvimento que não se coloca limites. Propõe, por fim, rever o papel e o perfil das lideranças governamentais, de maneira a levar o homem a compreender a relação entre produção, preservação da natureza e distribuição de riqueza.

Palavras-chave : sustentabilidade; ética; distribuição de riqueza.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License