SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número4A ética psicanalítica, o eu e o mundoDepressão sem tristeza, com tristeza e melancólica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

TANIS, Bernardo. Notas sobre o futuro da psicanálise. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.4, pp. 149-157. ISSN 0486-641X.

RESUMO Propomos a ideia de que, para pensar o futuro da psicanálise, faz-se necessário recuperar a perspectiva histórico-temporal, evitando que as bolhas do presente impeçam um olhar em perspectiva. É preciso reconhecer nossos acertos e erros, nossos recalques e recusas defensivas, para quem sabe imaginar um futuro que não esteja condenado à compulsão à repetição. Apresentamos uma reflexão sobre o nosso lugar no cenário das práticas clínicas e sobre o diferencial que temos a oferecer aos jovens profissionais que nos procuram para formação. Sugerimos que, quando inspiradas na psicanálise, na sua ética, mesmo que pontuais e breves, diferentes modalidades de intervenção podem fazer parte da formação no nosso Instituto. Isso permitiria que os analistas atendessem demandas diferentes, que solicitassem adaptações técnicas, mas ancorados numa sólida base metodológica da psicanálise, desenvolvendo assim, ao longo da sua formação, um enquadre interno capaz de dar conta dessa variedade de demandas. Apresentamos a ideia de que transmitir e enriquecer de forma transformadora nosso legado não deve ser pautado por uma verdade imutável a ser imposta, mas por uma tradição vista como fonte inspiradora, que possa ser interrogada e sujeita a críticas e revisões.

Palavras-chave : futuro da psicanálise; transmissão; formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License