SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número2O místico: intuição, verdade e belezaA captura no circuito da dor: um desafio clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

COHEN, Claudio; GOBBETTI, Gisele  e  OLIVEIRA, Reinaldo Ayer de. Breve discurso sobre ética, moral, estética e bioética das relações. Rev. bras. psicanál [online]. 2021, vol.55, n.2, pp. 41-57. ISSN 0486-641X.

A proposta deste trabalho é rever os conceitos de ética, moral e estética, e articulá-los com os princípios da bioética das relações, que carregam intrinsecamente princípios psicanalíticos. O ser humano constrói seus valores morais no processo de socialização. A estética como qualidade do sentir, proposta por Freud, não passa pela razão. O senso estético é o que nos possibilitará interpretar o mundo externo e os valores morais ou da cultura. Enquanto "a moral vem de fora, a ética parte de dentro". Assim, diferenciamos os conceitos respectivamente como funções do superego e do ego. A forma ética de lidar com os conflitos das relações humanas dar-se-á com um acordo entre a autonomia individual e a responsabilidade social. A máxima da bioética das relações é a "autonomia responsável". O pensamento ético é a conciliação entre os valores morais internalizados e os sentimentos gerados pela percepção do indivíduo sobre a realidade frente às relações humanas. Assim, diante dos conceitos expostos, concluímos que a ética é a estética da moral.

Palavras-chave : ética; moral; estética; psicanálise; bioética das relações.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License