SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número2A captura no circuito da dor: um desafio clínicoAtendimento psicanalítico por telefone: Donald Winnicott, Walter Benjamin, a clínica no país das vozes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SOCHA, Alexandre. A sessão de análise como composição idiomática. Rev. bras. psicanál [online]. 2021, vol.55, n.2, pp. 73-86. ISSN 0486-641X.

Partindo de quatro breves situações clínicas, o trabalho propõe uma discussão sobre a criação de padrões comunicativos entre analista e analisando. Esses padrões dizem respeito ao dialeto próprio que se desenvolve em cada dupla no decorrer de um processo psicanalítico. A maneira como a sessão de análise é organizada pelo analisando traz ao campo analítico formas estéticas e representacionais singulares, segundo uma lógica inconsciente particular. A exploração do fenômeno em questão é feita em diálogo, entre outros, com os conceitos de idioma (Bollas) e uso do objeto (Winnicott), levando por fim a uma aproximação preliminar entre a escuta psicanalítica e a escuta musical. Tal aproximação é assumida como modelo na captação de determinados aspectos formais do encontro clínico.

Palavras-chave : sessão psicanalítica; idioma pessoal; uso do objeto; formas musicais.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License