SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue2Notes on the psychoanalytic object in the work of Wilfred BionSensory rearrangements: possibilities and obstacles in the subjectivation process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

TRABUCCO, Luca. Um pensamento em torno do setting. Rev. bras. psicanál [online]. 2021, vol.55, n.2, pp. 115-132. ISSN 0486-641X.

Neste trabalho o autor aproxima-se de um discurso sobre o setting que não dissesse respeito tanto às suas características e funções, mas ao seu significado conceitual. O setting pode ser considerado a parte "material" ou "factual" da relação analítica, mas a redução dele aos seus elementos externos deve ser entendida como intolerância à verdade, como relação primária entre elementos irredutíveis, que sempre têm algo de material e de mental. Por relação primária quer dizer a relação bebê-seio (mãe), entendida como precondição de qualquer experiência possível, que surge, como Bion indicou, como preconcepção - as preconcepções do seio e edípicas. O setting é um espaço real em que os sonhos podem se desenvolver, um espaço em que o ser e o sonhar são dois momentos inseparáveis. Portanto, para indicar um elemento fundamental, pode-se dizer que o setting tem a ver com a ambiguidade paradoxal do ser.

Keywords : setting; memória e desejo; invariância e transformação; ambiguidade; paradoxos.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License