SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número2Un pensamiento sobre el encuadreTeoría de la seducción: ascenso y caída o El surgimiento de Edipo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

CERVO, Gisele Milman  y  ZORNIG, Silvia Abu-Jamra. Rearranjos sensoriais: possibilidades e entraves no processo de subjetivação. Rev. bras. psicanál [online]. 2021, vol.55, n.2, pp. 133-147. ISSN 0486-641X.

Este artigo discorre sobre a sensorialidade e sobre como seus rearranjos interferem no processo de subjetivação. A sensorialidade, tal como entendida por Alberto Konicheckis, compreende a multiplicidade de experiências psíquicas que decorrem dos órgãos dos sentidos e comporta uma hibridez entre o interno e o externo, pois é despertada no encontro do corpo do bebê com os objetos. Essa oscilação entre o íntimo e o compartilhado, o familiar e o estranho, acompanha o sujeito durante a vida, mas é sentida com mais intensidade em alguns processos, como a adolescência, o envelhecimento e o adoecimento. Nesses casos, o reagenciamento sensorial é convocado com mais força, e o indivíduo pode sentir-se desalojado do seu corpo. O sentimento pessoal não está assegurado, e os rearranjos sensoriais precisam passar por reapropriações subjetivas para que o sujeito assimile um senso de identidade e de alteridade.

Palabras clave : sensorialidade; corpo; subjetivação; continuidade do ser; arcaico.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License