SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número3Campo incorporado e reverie somáticoPor acaso clínico: uma revisão de literatura (no caso) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

CASSORLA, Roosevelt M. S.. Estranhezas no campo analítico. Rev. bras. psicanál [online]. 2021, vol.55, n.3, pp. 61-80. ISSN 0486-641X.

O autor discute fatos clínicos que se manifestam como estranhos "acidentes" no campo analítico. O analista se assusta com o surgimento abrupto de descargas, atos, sintomas, imagens e situações que o deixam perplexo e estranho. Tem a impressão de que está participando de situações que correspondem ao estranho inquietante descrito por Freud. Através de material clínico, o autor propõe que esses acidentes indicam a substituição do conhecido, do familiar, pelo não familiar. Mas o desconhecido não é inteiramente desconhecido, porque se refere a experiências primitivas que não foram suficientemente simbolizadas. Essa ambiguidade se manifesta na desorientação do analista, que não sabe se sua função analítica está intacta ou perturbada. É demonstrado que ambas as situações estão de fato presentes. Aspectos teóricos são discutidos.

Palavras-chave : inquietante; estranho; simbolização; ambiguidade; enactment.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License