SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número3Setting interno em revisão: configurações analíticas no trabalho com adolescentesAbordagem em psicanálise de áreas de impenetrabilidade mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

POSSATTO, Maria Cristina. Luna, uma personalidade flagelada: relato e comentários sobre um caso clínico. Rev. bras. psicanál [online]. 2021, vol.55, n.3, pp. 109-122. ISSN 0486-641X.

A proposta deste trabalho é relatar e comentar uma experiência clínica na qual o estado mental invejoso, como manifestação externa da pulsão de morte, teve lugar de destaque. O fio condutor escolhido pela autora destaca o predomínio dos impulsos destrutivos, os quais, além de causarem muito sofrimento à analisanda, se manifestaram através de ataques ao vínculo psicanalítico. A autora conjectura que o malogro da continuidade da relação terapêutica decorreu da intolerância à dependência receptiva, uma vez que a ligação era experimentada como humilhação. Discorre sobre a implicância e a obscuridade do conceito de pulsão de morte, subjacente aos conceitos utilizados para a compreensão do caso.

Palavras-chave : pulsão de morte; masoquismo moral; inveja; ataques à ligação; dependência receptiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License