SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número3Luna, uma personalidade flagelada: relato e comentários sobre um caso clínicoA analista grávida e o paradoxo da transferência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

BACCARIN, Maria Inês. Abordagem em psicanálise de áreas de impenetrabilidade mental. Rev. bras. psicanál [online]. 2021, vol.55, n.3, pp. 123-137. ISSN 0486-641X.

Este texto é resultado de investigações e reflexões teórico-clínicas, motivadas por vivências, em sala de análise, de situações de impasse e crise na dupla analítica. Nessas situações se evidenciavam questões relativas a perturbações na comunicação na vigência de áreas de impenetrabilidade mental. Na construção de ateliê psicanalítico, a analista, tomando as situações de impenetrabilidade mental como função e focalizando o olhar nos movimentos da dupla analítica, levanta fatores dessa função relativos a estados mentais e mecanismos psíquicos presentes no funcionamento do analisando, da analista e da inter-relação de ambos. A identificação desses fatores favorece o desenvolvimento de recursos em direção ao encontro de códigos de aproximação com as referidas áreas de impenetrabilidade mental. As atividades em construção de ateliê psicanalítico constituem exercícios dinâmicos, que propiciam a afinação da função analítica, com ênfase no desenvolvimento da intuição.

Palavras-chave : comunicações psicanalíticas; estados mentais; impenetrabilidade; relações; ateliê psicanalítico.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License