SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue3Psychoanalysis approach in areas of mental impenetrabilityThinking about the impasses in the initial analysis interviews: defenses, possibilities for handling with the situation and online care in the pandemic time author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

LUCCHINI, Olívia. A analista grávida e o paradoxo da transferência. Rev. bras. psicanál [online]. 2021, vol.55, n.3, pp. 139-154. ISSN 0486-641X.

A partir de duas vinhetas clínicas que remontam a atendimentos feitos quando estava grávida, a autora trata do paradoxo da transferência: a exigência do uso do inconsciente do analista e a necessidade de manutenção de sua posição abstinente. Seria a positivação de seu corpo um entrave ao setting ou, pelo contrário, abriria espaço para pensar a potência desse encontro como um ato vivo e pulsional? A autora trabalha com a hipótese de que essa experiência, a partir da situação de um analista impedido de "tirar o corpo fora", revela a possibilidade de este funcionar como resto diurno para o sonhar do paciente em sessão.

Keywords : analista grávida; transferência; corpo do analista; abstinência.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License