SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número3Pensando os impasses nas entrevistas iniciais de análise: defesas, possibilidades de manejo e atendimento online na pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

PEREIRA, Adriana Barbosa. Uma poética do desligamento: a contemporaneidade de Além do princípio do prazer. Rev. bras. psicanál [online]. 2021, vol.55, n.3, pp. 171-185. ISSN 0486-641X.

Em uma articulação entre psicanálise e arte, este trabalho toma a obra de Pedro Moraleida (1977-1999) como objeto transubjetivo que evoca a contemporaneidade do texto freudiano Além do princípio do prazer. A presença de imagens menos integradoras e de críticas desconstrutivas na obra mostra as forças de Tânatos, ainda que ligadas pela plasticidade. A participação do desligamento pulsional na sublimação é destacada não apenas na obra como também no reconhecimento da desfusão pulsional e de uma toxidez que pode interromper tanto o processo criativo quanto a vida do artista. Está presente a proposição de que a arte vasculha profundezas e convive com fortes intensidades pulsionais, mas ainda assim é capaz de fazer o sujeito sobreviver em objetos transnarcísicos.

Palavras-chave : psicanálise; arte; além do princípio do prazer; sublimação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License