SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1O envelhecimento, a doença de Alzheimer e as contribuições do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

RUIZ, Paul. A psicologia naturalizada como ferramenta neurofilosófica e neuroepistemológica. Cuad. neuropsicol. [online]. 2010, vol.4, n.1, pp. 20-30. ISSN 0718-4123.

O presente trabalho pretende dar conta do vínculo entre a biología e a psicologia, tomando como ponte vinculante a psicossomática e as neurociências cognitivas. Tais ligações são possíveis de ser extendidas através da naturalização dos processos psicológicos vinculados à diferentes processos biológicos. O objetivo do trabalho não pretende obstruir os processos psicológicos através da simplificação e reducionismo dos mesmos, nem biologizar a psicologia. Mas, através do vínculo, aceder às consequências implícitas entre a psicossomática, os processos cognitivos e o organismo de forma dialética, tomando os processos naturalizantes como ferramenta para isso.

Palavras-chave : psicologia; Neurofilosófica; neuroepistemológica; naturalização psicologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )