SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Tecnologias e Neuropsicologia: Rumo a Ciber - NeuropsicologiaRetardo mental e psicomotor na primeira infância: Revisão de literatura e proposta de um protocólo de valoração neuropsicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

MAIA, Luis. Desempenho neuropsicológico em uma amostra de pacientes esquizofrênicos cronicamente institucionalizados. Cuad. neuropsicol. [online]. 2010, vol.4, n.2, pp. 132-160. ISSN 0718-4123.

Avaliámos os resultados de um estudo exploratório e descritivo, com o intuito de entender os resultados de 21 pacientes esquizofrénicos masculinos internados num centro português de cuidados de saúde mental, avaliados com testes neuropsicológicos. Procurámos relacionar estes testes com variáveis como escolaridade, contacto familiar ou duração do internamento. Os instrumentos de avaliação foram: Série de dígitos e vocabulário da WAIS, Matrizes progressivas de Raven, Figura Complexa de Rey, Séries gráficas neuropsicológicas de screening de Luria, Teste do Relógio e Teste de busca visual e atenção. Os resultados dos testes sugerem que não se verifica um défice de atenção clinicamente significativo, mesmo que os dados sugiram ligeira disfunção; variáveis como contacto familiar e escolaridade aparecem também como factores protectores da memória e parecem também ser importantes para o panejamento / funções executivas cerebrais.

Palavras-chave : Esquizofrenia; Neuropsiquiatria; Neuropsicologia; avaliação psicológica; WAIS; Matrizes Progressivas de Raven; Figura Complexa de Rey; Séries de screening neuropsicológico de Luria; Teste de screening do Relógio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )