SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Neuropsychological performance in a sample of institutionalized chronic schizophrenic patientsAttention and visual memory in the aged population: the conexion between literary habilities under interference condition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cuadernos de neuropsicología

On-line version ISSN 0718-4123

Abstract

CANOVAS, Rosa; MARTINEZ, Lourdes; SANCHEZ-JOYA, María del Mar  and  ROLDAN-TAPIA, Lola. Retardo mental e psicomotor na primeira infância: Revisão de literatura e proposta de um protocólo de valoração neuropsicológica. Cuad. neuropsicol. [online]. 2010, vol.4, n.2, pp. 162-185. ISSN 0718-4123.

Introdução: Nas últimas décadas se produziu um grande avance no conhecimento do neurodesenvolvimento infantil, assim como no estudo dos processos cognitivos que se produzem desde a mais jovem idade no cérebro. Isto, unido à grande capacidade de testes neuropsicológicos cientificamente garantidos e estandarizados disponíveis atualmente, possibilitou a avaliação e diagnóstico do déficit ou retardos na aquisição das funções cognitivas, assim como dos pontos fortes ou da normalidade da criança com diversas patologias. Objetivo: Revisar os conceitos básicos e apresentar um protocólogo de avaliação neuropsicológica para os retardos mentais, transtornos gerais do desenvol vimento e retardos psicomotores. Desenvolvimento: Se apresenta, em primeiro lugar, um modelo geral de avaliação neuropsicológica na primeira enfância. Em segundo lugar, se revisa o conceito, classificação e etiologia do retardo mental e se propõe um perfil neuropsicológico. Finalmente, se abordam paradigmas do transtorno geral do desenvolvimento e retardo psicomotor. Conclusão: Partindo de testes estándares e validados para a avaliação neuropsicológica infantil, se podem valorar e identificar os distintos transtornos cognitivos infantis para planificar com precisão a estimulação cognitiva mais adequada para cada criança, e desta maneira, otimizar os resultados da terapia.

Keywords : Avaliação neuropsicológica; retardo mental; transtorno geral do desenvolvimento; retardo psicomotor; funções cognitivas; diagnóstico diferencial; revisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )