SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Retardo mental e psicomotor na primeira infância: Revisão de literatura e proposta de um protocólo de valoração neuropsicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

GABRIEL, Pedro  e  CONBOY, Joseph. Atenção e memória visual na população idosa: Uma associação entre as habilidades literárias sob condições de interferência. Cuad. neuropsicol. [online]. 2010, vol.4, n.2, pp. 186-201. ISSN 0718-4123.

Encontra-se frequentemente uma deterioração nas capacidades de atenção e memória na população idosa. Contudo, outros factores para além da idade contribuem a essa deterioração. Neste estudo procurouse a associação entre as habilitações literárias e deficits de atenção e memória visual na presença de interferência. Os participantes (57 indivíduos entre os 65 e os 92 anos de idade), responderam ao: (a) teste Toulose - Piéron; e (b) sub - teste de Reprodução Visual da Escala de Memória de Wechsler Revista. O teste de Stroop foi usado para criar condições de interferência na memória visual. Os idosos com maior nível de escolaridade revelaram uma maior performance nas provas que requerem uma maior concentração, independentemente da idade, assim como uma maior resposta aos estímulos mediante a apresentação de interferências.

Palavras-chave : Envelhecimento; Déficit Cognitivo Leve; Atenção; Memória; Habilidades Literárias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )