SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Executive dysfunction in obsessive-compulsive disorder and the Tourette Syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cuadernos de neuropsicología

On-line version ISSN 0718-4123

Abstract

LOPEZ, Magdalena. Memória de trabalho e aprendizagem: contribuições da Neuropsicologia. Cuad. neuropsicol. [online]. 2011, vol.5, n.1, pp. 25-47. ISSN 0718-4123.

Atualmente a memória do trabalho constitue um conceito que conseguiu consenso científico, ao ser concebido como um sistema cerebral que proporciona armazenamento temporal e manipulação da compreensão necessária para tarefas cognitivas complexas, como a compreensão da linguagem, aprendizagem e raciocínio (Gathercole, Alloway, Willis & Adam, 2006; Baddeley, 1986; Just & Carpenter, 1992). O avanço tecnológico e científico em neuropsicologia possibilitou numerosas contribuições, descobrimentos que possibilitam a integração de saberes e experiências procedentes de campos disciplinares diferentes. O estudo da organização funcional da memória do trabalho, com o aparecimento de técnicas de neuroimagem, possibilitou entender a complexa rede de conexões e relações que possui. Se propõe uma revisão sobre a evolução do conceito de memória do trabalho para compreender melhor um sistema ao que se atribue grande incidência na aprendizagem.

Keywords : memória do trabalho; aprendizagem; neuropsicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )