SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Working memory and learning: contributions of neuropsychologyValidity of the connection inter-lexical a-semantics in the cognitive model of processing praxis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cuadernos de neuropsicología

On-line version ISSN 0718-4123

Abstract

MENEZES, Amanda; DIAS, Natália Martins  and  SEABRA, Alessandra Gotuzo. Disfunção executiva no transtorno obsessivo-compulsivo e na Síndrome de Tourette. Cuad. neuropsicol. [online]. 2011, vol.5, n.1, pp. 49-65. ISSN 0718-4123.

Dentre as habilidades cognitivas mais estudadas recentemente estão as funções executivas (FE), que são essenciais na execução de tarefas novas e permitem o engajamento do indivíduo em ações direcionadas a metas. Disfunções executivas são reconhecidas em diversos quadros psiquiátricos, inclusive no transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e na síndrome de Tourette (ST). Esta revisão teórica teve por objetivo ampliar o conhecimento a respeito da relação entre alterações de FE e os transtornos mencionados. Em sua maior parte, os estudos científicos voltados à área têm apresentado uma estreita associação entre o prejuízo no funcionamento executivo, o TOC e a ST. Entretanto, há pesquisas que refutam esta afirmação, mostrando que não há ainda uma teoria determinante sobre esta relação. Além disso, mesmo dentre as pesquisas que compartilham a relação entre FE, TOC e ST, não é possível afirmar quais habilidades executivas específicas estão prejudicadas em cada caso. Assim, o estudo permite concluir que, mesmo com o aumento do número de pesquisas realizadas, muitos questionamentos persistem sobre o prejuízo das funções executivas nestes transtornos psiquiátricos. Esses dados revelam a necessidade de mais pesquisas sobre o tema, o que pode vir a melhorar consideravelmente a qualidade dos diagnósticos, prognósticos e tratamentos realizados.

Keywords : Funções executivas; Transtorno Obsessivo-Compulsivo; síndrome de Tourette.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )