SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Memória de trabalho e aprendizagem: contribuições da NeuropsicologiaValidade da conexão interléxica assemântica no modelo cognitivo de processamento das praxias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

MENEZES, Amanda; DIAS, Natália Martins  e  SEABRA, Alessandra Gotuzo. Disfunção executiva no transtorno obsessivo-compulsivo e na Síndrome de Tourette. Cuad. neuropsicol. [online]. 2011, vol.5, n.1, pp. 49-65. ISSN 0718-4123.

Dentre as habilidades cognitivas mais estudadas recentemente estão as funções executivas (FE), que são essenciais na execução de tarefas novas e permitem o engajamento do indivíduo em ações direcionadas a metas. Disfunções executivas são reconhecidas em diversos quadros psiquiátricos, inclusive no transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e na síndrome de Tourette (ST). Esta revisão teórica teve por objetivo ampliar o conhecimento a respeito da relação entre alterações de FE e os transtornos mencionados. Em sua maior parte, os estudos científicos voltados à área têm apresentado uma estreita associação entre o prejuízo no funcionamento executivo, o TOC e a ST. Entretanto, há pesquisas que refutam esta afirmação, mostrando que não há ainda uma teoria determinante sobre esta relação. Além disso, mesmo dentre as pesquisas que compartilham a relação entre FE, TOC e ST, não é possível afirmar quais habilidades executivas específicas estão prejudicadas em cada caso. Assim, o estudo permite concluir que, mesmo com o aumento do número de pesquisas realizadas, muitos questionamentos persistem sobre o prejuízo das funções executivas nestes transtornos psiquiátricos. Esses dados revelam a necessidade de mais pesquisas sobre o tema, o que pode vir a melhorar consideravelmente a qualidade dos diagnósticos, prognósticos e tratamentos realizados.

Palavras-chave : Funções executivas; Transtorno Obsessivo-Compulsivo; síndrome de Tourette.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )